domingo, 15 de março de 2015

São Gonçalo - RJ e escola para pessoas com autismo

Enviado por Elena Wesley 14/3/2015 18:51:18
Neilton Mulim anunciou assinatura de cooperação técnica em evento realizado ontem (Foto: Divulgação) ::

Escola para autistas mais próxima em SG

A clínica-escola para autistas está cada vez mais próxima de se tornar realidade em São Gonçalo. Durante o “1º Ciclo de Palestras sobre Autismo”, realizado ontem, o prefeito Neilton Mulim anunciou que, nesta semana, irá assinar um termo de cooperação técnica para consolidar a assistência aos futuros alunos. A proposta engloba a estrutura para atendimento odontológico e a criação de um núcleo de capacitação dos profissionais da educação especial. Cerca de 1, 5 mil pessoas compareceram ao evento, realizado no Colégio Odete São Paio, no Colubandê.
“Temos que garantir a estes alunos os mesmos direitos dos outros de estudar com dignidade. Na unidade, eles terão atendimento multidisciplinar com áreas como pediatria, neurologia, nutrologia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e pedagogia. O objetivo é contribuir para a eficácia da política pública de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”, garantiu o prefeito.
Autora da Lei Federal 12.764/2013, que instituiu uma política nacional aos autistas, a empresária Berenice Piana, que idealizou a clínica-escola de Itaboraí e atende 100 alunos há um ano, ressaltou a importância da inauguração da unidade gonçalense. 
“Nove em cada 10 mães que procuram ajuda em Itaboraí são de São Gonçalo”, afirmou a mãe do Dayan, autista de 16 anos.
Continua:

Nenhum comentário:

Postar um comentário