sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inclusive - Inclusão e Cidadania [notícias/news]



Inclusive - Inclusão e Cidadania [notícias/news]

Link to Inclusive - Inclusão e Cidadania

Semana de Ação Mundial 2014: direito à educação inclusiva

Posted: 22 Jul 2014 04:26 PM PDT

Os materiais da Semana estão em produção e o objetivo deste comunicado é convocar todos os interessados a se cadastrarem em nosso site até o dia 1º de agosto para receber o kit da SAM.

Estudo mostra existência de práticas discriminatórias já na primeira infância

Posted: 22 Jul 2014 04:26 PM PDT

A discriminação está presente em vários ambientes e a escola é um deles; nem mesmo a educação infantil está imune. A Clade confirma que até mesmo entre os pequeninos já podem ser vistas situações de exclusão e preconceitos étnico-raciais e de gênero. Por Natasha Pits, da Adital.

Maioria das escolas públicas não tem acessibilidade nem rede de esgoto

Posted: 22 Jul 2014 04:25 PM PDT

Escolas sem acessibilidade, sem rede de esgoto, sem quadra de esportes e biblioteca, sem laboratórios de ciências e informática. Essa é a realidade de mais da metade dos colégios públicos do país, segundo dados do Censo Escolar 2013, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Reportagem é do G1.

A lógica punitiva

Posted: 22 Jul 2014 04:25 PM PDT

A partir de agora, casos como a divulgação da condição de portador do vírus com o intuito de ofensa, a recusa de escolas em matricular alunos soropositivos, a demissão ou segregação no ambiente de trabalho e a demora ou recusa de atendimento de saúde passam a ser punidos com multa e prisão de 1 a 4 anos. A lei foi comemorada por entidades e movimentos de direitos humanos; entretanto, de acordo com ativistas e operadores do direito ouvidos pelo CLAM, é preciso ter cautela diante das limitações do texto e, especialmente, em relação à sua eficácia e lógica punitiva.

Penúrias do magistério brasileiro

Posted: 22 Jul 2014 04:25 PM PDT

Recente pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE com membros do magistério da educação básica de países ricos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento, entre eles o Brasil, revelou que as professoras e os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham no mundo. O trabalho em sala de aula no Brasil gira em torno de 25 horas semanais contra 19 horas na média dos países entrevistados. Informação vem da CONTEE.

Livro avalia processo de inclusão de alunos com necessidades especiais

Posted: 22 Jul 2014 04:24 PM PDT

O que a obra busca analisar, mais precisamente, é o processo de inclusão e a discriminação que ocorrem em relação aos alunos com necessidades especiais. Tanto a discriminação quanto a inclusão, segundo o professor José Leon Crochík, podem ser realizadas pelos colegas, pelos educadores e até pelos próprios alunos com necessidades especiais.

Lesão medular: para além do chute da copa

Posted: 22 Jul 2014 04:24 PM PDT

A cada hora, três brasileiros entram na lista de pessoas com lesão medular. 40% dessas lesões são causadas por acidentes de trânsito (veja box). O relatório "Diretrizes de atenção à pessoa com lesão medular", do Ministério da Saúde, de 2013, revelou que surgem anualmente 10 mil casos novos no Brasil. A imensa maioria dessas pessoas, no entanto, não tem acesso a um centro de tratamento de ponta. Artigo é de Marina Gomes.

Fiocruz oferece curso de atualização profissional no cuidado ao idoso dependente

Posted: 22 Jul 2014 04:23 PM PDT

Na primeira fase se fará uma introdução aos conhecimentos básicos sobre envelhecimento e cuidado através de aulas teóricas, oficinas, exercícios e visitas à instituições. Na segunda fase, os temas a serem trabalhados serão a prática profissional em Serviços de Atenção ao Idoso com carga horária de 88 horas.

APABB divulga Relatório 2013

Posted: 22 Jul 2014 04:23 PM PDT

No início de julho a APABB divulgou seu Relatório Anual, que é um resumo dos fatos mais importantes da Associação. Além das muitas fotos e depoimentos, o Relatório demonstra os números contábeis e financeiros do período, além de dar um panorama sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Associação nos 14 Núcleos Regionais.

O que as famílias e os educadores pensam sobre o marketing na escola?

Posted: 22 Jul 2014 04:22 PM PDT

Por que a escola, espaço que deveria ser de conhecimento e reflexão sobre o mundo, está cada mais absorvendo os estímulos comerciais que já ocupam intensamente outros espaços, como os meios de comunicação e até as ruas? Artigo é de Desirée Ruas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário