sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UFSCar recebe inscrições em curso sobre Análise do Comportamento aplicada ao Autismo

http://www.ribeiraopretoonline.com.br/educacao-ribeirao-preto/ufscar-recebe-inscricoes-em-curso-sobre-analise-do-comportamento-aplicada-ao-autismo/76228

06/02/14 - 07h51



UFSCar recebe inscrições em 
curso sobre Análise do Comportamento aplicada ao AutismoFonte: Ribeirão Preto Online

O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informativo (LAHMIEI), vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até a próxima segunda-feira (10), inscrições para o curso de especialização em Análise do Comportamento aplicada ao Autismo.

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da Applied Behavior Analysis (ABA) - Análise do Comportamento Aplicada  -, abordagem cientificamente reconhecida como eficaz no ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

No Brasil, são escassas as propostas de formação de profissionais nestes moldes, e o LAHMIEI tem como foco melhorar a qualidade dos serviços prestados a essa população e das instituições prestadoras destes serviços, formando profissionais preparados para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo.

Segundo o professor Antonio Celso de Noronha Goyos, do Departamento de Psicologia da UFSCar e coordenador do projeto de especialização, por conta da pouca oferta de serviços especializados de qualidade e pela intensidade da atenção necessária, muitas vezes os próprios pais se dedicam ao trabalho, mesmo que isso custe o abandono do emprego ou de outras atividades.

A perda do poder aquisitivo e o aumento da tensão nas relações familiares são algumas das consequências imediatas de não se ter profissionais para atender a esse público. "Ter profissionais especializados em atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista é um benefício que gera outros benefícios", salienta o docente.

O curso é oferecido para profissionais de Educação e Pedagogia, Educação Especial, Educação Infantil, Educação Física, Psicopedagogia, Saúde, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Autismo.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.lahmiei.ufscar.br/inscricaocurso.html. São 61 vagas disponíveis. As aulas, que têm início no dia 8 de março e término previsto para 7 de novembro de 2015, serão realizadas aos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, no edifício aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações em www.lahmiei.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8361.



Nenhum comentário:

Postar um comentário