terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hospital de Clínicas promove a XI Jornada de Psiquiatria - Pará


Hospital de Clínicas promove a XI Jornada de Psiquiatria

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 18/11/2013 às 17:42

    http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=140990

    Transtorno de personalidade, saúde mental do idoso, autismo, hiperatividade, epilepsia, as consequências do uso de drogas e liberdade do doente mental quanto às decisões da sua vida serão algumas das questões discutidas na XI Jornada de Psiquiatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Paralelo ao evento, ocorrem a XI Jornada Norte de Psiquiatria, a XI Jornada Paraense de Psiquiatria e a II Jornada da Liga Acadêmica de Psiquiatria, que começa no próximo dia 21, com abertura no auditório do Centro Universitário do Pará (Cesupa).

    Com o tema "Os desafios da saúde mental no Brasil do século XXI - Aspectos biopsicossociais e legais", o evento busca a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na assistência ao doente mental. Entre os palestrantes estão o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Itiro Shirakawa (São Paulo), Walter Camargos (Minas Gerais) e Geraldo Melonio (Maranhão), entre outros profissionais paraenses.

    O autismo, um dos temas abordados, vem ganhando destaque nos últimos anos devido à exposição na mídia, que vem aumentando a procura de esclarecimentos sobre o assunto. Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA). No Brasil, estima-se que haja 500 mil pessoas com autismo, a maioria, do sexo masculino, e que 90% dos brasileiros com autismo não tenham sido diagnosticados. O tema será apresentado por Walter Camargos, que atualmente trabalha como interconsultor em psiquiatria infantil em Minas Gerais.

    Os transtornos de personalidade, outro assunto que será destaque na jornada, são caracterizados pela inflexibilidade da totalidade dos traços emocionais e comportamentais. Geralmente, aparecem no início da vida adulta, e caso não sejam tratados, permanecem pela vida toda. O médico Geraldo Melonio, que atua no Maranhão, é o convidado para proferir palestra sobre o assunto.

    O evento, voltado para profissionais e estudantes da área da saúde mental, ocorre nesta quinta-feira (21), das 18 às 22 horas; sexta-feira (22), das 8 às 18 horas; e sábado (23), das 8 às 13 horas, no auditório do Cesupa, unidade Almirante Barroso.

    Texto:
    Felipe Gillet - HC
    Fone: (91) 4005-2667 / (91) 8123-6001
    Email: felipegillet@yahoo.com.br

    Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
    Travessa Alferes Costa, s/nº. Bairro: Pedreira -Belém-PA. CEP: 66013-090
    Fone: (91) 3276-5665 / 4005-2506
    Site: http://www.gasparvianna.pa.gov.br Email: gasparvianna@uol.com.br


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário