segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estado terá centros de atendimento para menores autistas

http://www.baixadafacil.com.br/saude/estado-tera-centros-de-atendimento-para-menores-autistas-1577.html

Crianças e adolescentes com deficiência mental e autismo poderão ganhar atendimento de ponta no Estado. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quinta-feira (08/12), em discussão única, o projeto de lei 689/11 que cria no Estado os Centros de Reabilitação Integral voltados para estes menores. A proposta do deputado Xandrinho (PV) prevê a criação de oito centros, em diferentes regiões do estado, com instalações físicas, equipamentos e área de reabilitação para atendimento de cada um dos casos. O autor salienta que o atendimento beneficiará famílias que não podem arcar com um atendimento adequado, muito caro. "São tratamentos que giram em torno de R$ 7 mil mensais. Como famílias que lutam tanto para arcar com o básico, como a alimentação, poderá proporcionar isso às suas crianças", aponta.

A proposta, que segue para o governador Sérgio Cabral, determina a oferta de serviços como reabilitação, tratamento, prevenção de deficiências secundárias e orientação familiar". Para isso, os centros deverão dispor de atendimento médico neurológico, psiquiátrico, pediátrico e de acompanhamento pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico e terapêutico ocupacional. Também está previstos os cuidados de enfermagem, odontológico e o serviço social.

Segundo o texto, as cidades que receberão os centros são Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; Itaperuna, na Região Noroeste; Campos dos Goytacazes, na região Norte; Cabo Frio, na Região das Baixadas Litorâneas; Petrópolis, na Serrana; Volta redonda, na Centro Sul; Resende, na região do Médio Paraíba e Angra dos Reis, na Costa Verde. Centros deverão ser construídos nas cidades que não oferecerem espaços físicos para eles.

O projeto prevê como fonte de custeio o Sistema Único de Saúde, mas autoriza a celebração de convênios entre Estado e Governo federal, municípios e iniciativa privada.

TAI : http://topicosemautismoeinclusao.blogspot.com/

AUTIVIDADE: http://autividade.blogspot.com/

EDUCAUTISMO: http://br.groups.yahoo.com/group/educautismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário