terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto disponibiliza coletânea de textos sobre autismo

Por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, e da conclusão das atividades do projeto Perspectivas Educacionais Inclusivas para o Aluno com Autismo na Rede Pública de Ensino, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) traz aqui uma série de textos sobre essa deficiência, que hoje atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, muitos deles sem diagnóstico.




O projeto, visando a inclusão de alunos com autismo na rede pública de ensino, teve a participação do INT em parceria com a Universidade Federal Fluminense, a Secretaria de Educação de São João de Meriti e a Escola Municipal Especial Professora Mariza de Azevedo Catarino, sendo concretizado com apoio da Faperj no Programa “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas Públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2009”.



Nos arquivos disponibilizados encontram-se conhecimentos reunidos pela equipe do projeto, descrição de artefatos para a inclusão da pessoa com autismo e dados sobre o software livre Sigesc AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Cooperativa, que inclui a avaliação psicopedagógica desse grupo de alunos.



“Esperamos que esse material contribua para o desenvolvimento da pessoa com autismo, sua avaliação psicopedagógica e a capacitação dos profissionais”, observa o tecnologista da área de engenharia de produção, Saul Mizrahi, responsável pelo projeto no INT.



A escola e a inclusão de portadores de necessidade especias (Meire Cotchange, Claudelice Bastioni, Jose Augusto Emeri)



A importância das avaliações (Paul Trehin – Autisme France)



A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo (Carolina Lampreia)



Alterações anátomo-funcionais do Sistema Nervoso Central no transtorno autístico – um estudo com RNM e SPECT (Marbene Guedes Machado, Hélio Araújo Oliveira, Rosana Cipolotti, Clara Augusta Garcia Moreno Santos, Emanoella Faro de Oliveira, Robert Moraes Donald, Miriam Peres de Oliveira Krauss)



Aplicação e Interpretação de Resultados com PEP-R (Professora Dayse Serra)



Artefatos para alunos com autismo (imagens de protótipos desenvolvidos pelo INT através de suas divisões de Desenho Industrial e Gestão da Produção)

As Relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva (Cleonice Bosa)



Aspectos Biológicos da Deficiência Auditiva (Maria Auxiliadora Monteiro Villar, Juan clinton Llerena Junior)



Aspectos Inerentes ao Desenvolvimento da Criança com autismo (Sílvia Ester Orrú)



Atenção Compartilhada e Identificação Precoce do Autismo (Cleonice Bosa)



Autismo: Um estudo de habilidades comunicativas em crianças (Lílian Dantas Campelo, Jonia Alves Lucena, Cynthia Nascimento de Lima, Helane Mariza Machado de Araújo, Larissa Gomes de Oliveira Viana, Mariana Martins Lira Veloso, Priscila Izabela Freitas de Barros Correia, Lílian Ferreira Muniz)



Autismo Diagnóstico Precoce (Daniella Carla)



Autismo e Doenças Invasivas de Desenvolvimento (Carlos A. Gadia, Roberto Tuchman, Newra T. Rotta)



AUTISMO: Conhecer para educar melhor (Dayse Serra - Jornal APPAI Educar)



Autismo Infantil, Transtorno bipolar e retardo mental em portador de Síndrome da Rubéola Congênita (Francisco Baptista Assumpção Jr, Evelyn Kuczynski)



Autismo em pacientes psiquiatricos (Sílvia Ester Orrú)



Autismo – Guia Prático / 2a edição (Ana Maria S. Ros de Mello)



Autismo Infantil (Francisco B Assumpção Jr e Ana Cristina M Pimentel)



Autismo – Orientações para identificação de comportamentos autísticos (cartilha elaborada pelo Projeto Perspectivas Educacionais Inclusivas para o Aluno com Autismo na Rede Pública de Ensino)



Autismo: breve revisão de diferentes abordagens (Cleonice Bosa, Maria Callias)



Avaliação da Reação de Retração no Bebê com Doenças Pediátricas (Francisco Baptista Assumpção Jr, Tatiana Malheiros Assumpção)



Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais (Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial)



Avaliação Quantitativa e Qualitativa de um menino Autista (Carolina Lampreia)



A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria (Luci Pfeiffer Miranda, Rosa Resegue, Amira Consuelo de Melo Figueiras)



A Medicalização da vida escolar (Helena Rego Monteiro)



A escola e a inclusão de portadores de necessidade especias: Portadores da Síndrome Autismo (Meire Cotchange, Claudelice Bastioni, Jose Augusto Emeri)



1º Caderno de Projetos de Pesquisa em Psicopedagogia (Faculdades Integradas Campos Salles/org. Mauro Maia Laruccia)



Caderno de atividades



Childhood Austism Rating Scale



Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010



Deficiência Mental: Novos Rumos (Francisco B. Assumpção Jr., Maria Helena Sprovieri)



Descrição do SIGESC AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Cooperativa (Saul Mizrahi e Janete Cícero)



Diagnóstico Diferencial entre Esquizofrenia, transtornos invasivos do desenvolvimento e transtorno obsessivo-compulsivo na infância (Marcelo Machado de Almeida, Ana Raquel Correa e Silva, Hélio Lauar, Luciana Carvalho)



Diagnóstico Genético e Clínico do Autismo Infantil (Maria Ione Ferreira da Costa, Henrique Gil da Silva Nunesmaia)



Dinâmica Familiar de Crianças Autistas (Maria Helena S. Sprovieri, Francisco B. Assumpção Jr)



Distúrbio da aquisição da Linguagem e da Aprendizagem (Carolina R. Schirmer, Denise R. Fontoura, Magda L. Nunes)



Educação Inclusiva para alunos com autismo e psicose: das políticas educacionais ao sistema de ensino (Dissertação de Mestrado - CRISTIANE LAZZERI)



Educação e Terapia da Criança Autista (Mara Lúcia Salazar Machado)



Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas (Félix Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda)



Entendendo estudantes com síndrome de Asperger (Karen Williams)



Entre o limite e a esperança. Sobre a inclusão de alunos autistas em escolas regulares (Dayse Serra –Tese de Doutorado em Psicologia Clínica - Puc-Rio. 2008)



Escala Avaliações de Traços Autísticos (ATA) (Francisco B. Assumpção Jr., Evelyn Kuczynski, Marcia Rego Gabriel, Cristiane Castanho Rocca)



Estratégias e orientações para a educação de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem associadas às condutas típicas (MEC - 2002)



Estudo das Propriedades Psicométricas do Perfil Psicoeducacional PEP-R (Viviane Costa de Leon)



Influências Ambientais na saúde mental da Criança (Ricardo Halpern, Amira C. M. Figueiras)



Introdução à Escola Especial para pessoas com transtornos do espectro autístico e dificuldades semelhantes de aprendizagem (Inger Nilsson)



Janela para o Mundo (Cristiane Segatto)



Modelo de Avaliação para a Educação Infantil



Notas sobre o diagnóstico diferencial da psicose e do autismo na infância (M. Cristina M. Kupfer)



Problemas de Linguagem: Instrumento de Diagnóstico



Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais



Propriedades Psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado: PEP-R (Viviane de Leon, Cleonice Bosa, Cristina Hugo e Claudio S. Hutz)



Psicologia do desenvolvimento e da linguagem do Deficiente Auditivo (Patrícia Maria da Motta Vianna, Maria Inês Barbosa Ramos, Márcia Mendes D’Ávila)



Quem deve tratar crianças e adolescentes?O espaço da psiquiatria da infância e da adolescência em questão (Luis A. Rohde, Maria L. Zavaschi, Dênio Lima, Francisco B. Assumpção Jr., Genário Barbosa, José H. Golfeto, Regina Reis)



Questionário sobre Habilidades adaptativas



Reconhecimento Facial e Autismo (Francisco B. Assumpção Jr., Maria Helena Sprovieri, Evelyn Kuczynski, Vera Farinha)



Rede Credenciada GEAP



Retardo Mental (Marcio M. Vasconcelos)



Síndrome de Landau-Kleffner e regressão autística (Karla M.N. Ribeiro, Francisco B. Assumpção Jr., Kelte D.R. Valente)



Síndrome de Asperger (Rildo Ferreira)



Teoria da Mente: Uma Revisão com Enfoque na sua Incorporação pela Psicologia Médica (Leonardo Caixeta, Ricardo Nitrini)



Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador (Débora R. P. Nunes/UFRN)




http://www.int.gov.br/noticias/projeto-disponibiliza-coletanea-de-textos-sobre-autismo

Um comentário:

  1. PARABENS A PROFESSORA DAYSE SERRA E TODA A EQUIPE QUE TEM SE EMPENHADO EM PROJETOS,TESES ,PALESTRAS SOBRE ESTES ASSUNTOS.SOU VERDADEIRAMENTE ADMIRADORA DESTE TRABALHO. LUTAR A FAVOR DAS DIFRENÇAS. PARABENS!

    ResponderExcluir