sábado, 12 de setembro de 2009

TEACCH PROGRAM – PROGRAMA TEACCH

 O QUE É TEACCH?

 TREATMENT AND EDUCATION OF AUTISTIC AND RELATED COMMUNICATION HANDICAPPED CHILDREN

 TRATAMENTO E EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS E/ OU COM DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO.

PONTOS IMPORTANTES DO PROGRAMA TEACCH:

 ENSINO ESTRUTURADO

1. Estrutura física

2. Agenda diária

3. Sistema individual de trabalho

4. Estrutura visual

 AVALIAÇÃO

1. O que avaliar

Critérios de avaliação

 Ensino ESTRUTURADO
Porque estruturar?

- Ajuda a pessoa com autismo a compreender

- Melhora comportamental

- Ajuda na aprendizagem

- Ajuda na independência
- Estrutura física: limites físicos claros e visuais

#Minimizar os estímulos visuais e auditivos, desenvolver áreas de treinamento

Porque a estruturação do ambiente ajuda nos problemas de comportamento?

 dificuldade em compreender ( instruções verbais),

 dificuldade em interação social, ambiente não adequado ( não estruturado),

 dificuldades em comunicar-se,

 baixo controle das situações, portanto menos recursos de auto controle e solução de problemas,

 pouca tolerância a mudanças,

 fatores orgânicos / médicos, padrões desiguais de desenvolvimento.

Aprendizagem- análise das prioridades no TEACCH:

 visual sobre verbal,

 pouca iniciativa, distraído,

 desorganizado,

 rotinas funcionais ( bem organizadas),

 esquerda para a direita,

 de cima para baixo,

 seguir instruções,

 conceito de fim.

Metas TEACCH:

“ No programa TEACCH, o processo de planejar um programa educacional pela observação da forma do aluno responder e abordar uma variedade de materiais, instruções e atividades, apresentadas de diferentes formas com diferentes quantidades de estrutura organizacional. Damos atenção especial as áreas de comunicação, auto –cuidado, habilidades vocacionais e habilidades de recreação e lazer. São priorizadas as necessidades, e só então estabelecidas as metas em cada área” ( Mesibov, diretor TEACCH – UNC)

Para atingir nossas metas precisamos:

 Simplificar e organizar o ambiente físico, assim obter respostas mais consistentes, já que sabemos que pessoas com autismo tem dificuldader sensoriais

 Desenvolver agendas e horários de atividades

 Desenvolver um sistema de trabalho individual

 Usar ajudas visuais claras, objetivas, organizar meticulosamente os materiais

 Estabelecer rotinas produtivas e positivas

( Mesibov, Adams and Klinger, 1997)

Montando atividades - prioridades:

 Clareza visual

 Uso de fotos, desenhos

 Atividades iniciais ou de introdução de tarefa nova, sempre de acordo com o “gosto do cliente”

 Respeitar as dificuldades da criança

 Avaliar o fator tempo e concentráção

 FOCO: ATIVIDADE CONSTRUTIVA PARA O DIA A DIA DA CRIANÇA

REFORÇAR HABILIDADES

Um comentário:

  1. QUERIA MUITO ESSE MATÉRIAL POIS TRABALHO COM AUTISTA E QUERIA MONTAR ALGUMAS ATIVIDADES:hiperatividade@hotmail.com

    ResponderExcluir