sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Currículo básico adaptado

Baseado no livro: Behavioural Interventions for Young Children with Autism – Maurice, Green and Luke – Pro –ed – Texas - USA



( tradução livre )

CURRÍCULO BÁSICO

INICIANTE

Habilidade-ATENÇÃO/ ESPERA

• Sentar em uma cadeira de forma independente.

• Contato visual (olho no olho) em resposta ao nome.

• Fazer contato visual quando solicitado: “OLHE PARA MIM”.

• Responder ao pedido: “ABAIXE AS MÃOS”.

Habilidade de IMITAÇÃO

• Imitar movimentos de coordenação motora- grossa.

• Imitar ação com objetos (ex. carro, avião).
• Imitar movimentos de coordenação motora-fina.

• Imitar movimentos motor-oral.

Habilidade de Linguagem Receptiva

• Seguir instruções de apenas uma indicação.

• Identificar partes do corpo.

• Identificar objetos.

• Identificar fotos, gravuras, desenhos...
• Identificar familiares.
• Seguir instruções verbais.
• Identificar verbos/ações em fotos...
• Identificar objetos do ambiente.
• Apontar fotos/desenhos em livros.

• Identificar objetos por função.

• Identificar posse.

• Identificar sons do ambiente.

Habilidade de Linguagem Expressiva

• Apontar os itens desejados em resposta a : “O QUE VOCÊ QUER?”

• Apontar para objetos desejados espontaneamente.

• Imitar sons e palavras.

• Nomear/Classificar objetos

• Nomear/Classificar desenhos/fotos

• Pedir verbalmente coisas /itens desejados

• Declarar ou gesticular sim e não para itens/ coisas preferidas ou não.

• Nomear familiares.

• Fazer escolhas.

• Fazer saudações recíprocas.

• Responder a questões sociais.

• Nomear verbos/ações em fotos, desenhos de outros e próprios.

• Nomear objetos por função.

• Nomear posse.

Habilidades de pré-escola

• Combinar/ Corresponder: OBJETOS IDÊNTICOS, FOTOS/DESENHOS IDÊNTICOS, OBJETOS/FOTOS, FOTOS/OBJETOS, CORES, FORMAS, LETRAS, NÚMEROS, OBJETOS DIFERENTES, OBJETOS POR ASSOCIAÇÃO.

• Completar atividades simples de maneira independente.

• Identificar cores.

• Identificar formas.

• Identificar letras.

• Contar de 1 a 10 sozinho, de memória.

• Contar coisas/objetos.

Habilidades de pré-escola

• Combinar/ Corresponder: OBJETOS IDÊNTICOS, FOTOS/DESENHOS IDÊNTICOS, OBJETOS/FOTOS, FOTOS/OBJETOS, CORES, FORMAS, LETRAS, NÚMEROS, OBJETOS DIFERENTES, OBJETOS POR ASSOCIAÇÃO.

• Completar atividades simples de maneira independente.

• Identificar cores.

• Identificar formas.

• Identificar letras.

• Contar de 1 a 10 sozinho, de memória.

• Contar coisas/objetos.

INTERMEDIÁRIO

Habilidade de Atenção/ Espera

• Manter contato olho no olho por 5 segundos em resposta ao nome.

• Fazer contato olho no olho em resposta ao nome enquanto brinca.

• Fazer contato olho no olho em resposta ao nome, quando chamado a distancia.

• Perguntar “O QUE” quando o nome é chamado.

Habilidade de Imitação

• Imitar movimentos de coordenação motora grossa de uma posição fixa, de pé.

• Imitar movimentos seqüenciados de coordenação motora grossa.

• Imitar ações seqüenciadas com objetos.

• Imitar ações pareadas com sons.

• Imitar padrões de LEGO (ou blocos)

• Copiar simples desenhos.

Habilidade em Linguagem Receptiva

• Identificar salas (habitação,casa)

• Identificar emoções.

• Identificar lugares.

• Seguir instruções de duas indicações (ordem)

• Dar dois objetos.

• Buscar objetos fora do alcance da visão.

• Identificar atributos (atribuir).

• Identificar ajudas da Comunidade (bombeiro, policia...).

• Mentir.

• Identificar por categorias.

(cont.)

• Identificar pronomes.

• Seguir direções com preposição.

• Identificar um objeto que esteja a vista e sendo descrito.

• Colocar em ordem, por seqüência, cartões.

• Identificar gênero.

• Identificar um item quando está faltando.

• Responder perguntas QU e ONDE/AONDE sobre objetos e fotos/desenhos.

• Nomear um objeto por toque.

Habilidade de Linguagem Expressiva

Imitar frases com duas ou três palavras.

• Pedir itens desejados em seqüência, respondendo “O QUE VOCÊ QUER?”.

• Pedir espontaneamente itens desejados, em seqüência.

• Chamar os pais de longe.

• Nomear objetos por função.

• Nomear função de objetos.

• Nomear e apontar as partes do corpo de acordo com a função.

• Nomear função de partes do corpo.

• Nomear lugares.

• Nomear emoções.

• Nomear categorias.

• Usar frases simples:

• Isso é....

• Eu vejo um/uma...

• Eu tenho um/uma...

• Informação recíproca:

• Eu tenho...

• Eu vejo...

• Informação Social.

• Dizer “EU NÃO SEI” quando perguntado ou solicitado a nomear objetos desconhecidos.

• Fazer perguntas QU: “O QUE É ISSO/ISTO/ESTE/ESSE/ESTA/ESSA?” “ONDE ESTÁ ISSO/etc...?”.

• Nomear preposições.

• Nomear Pronomes.

• Responder perguntas de conhecimento geral.

• Nomear gêneros.

• Descrever gravuras em uma sentença.

• Descrever objetos visíveis, usando atributos.

• Relembrar imediatamente uma experiência passada.

• Responder “ONDE...?” “AONDE...?”

• Nomes/ objetos que pertençam a habitações/salas.

• Nomear funções de habitações/salas.

• Nomear funções da Ajuda Comunitária (policia, bombeiros, defesa civil...).

• Responde a perguntas formuladas com “QUANDO...?”.

• Descrever a seqüência de gravuras/fotos/desenhos.

• Enviar mensagens.

• Brincar com bonecos.

• Oferecer ajuda.

Habilidade de pré –escola

• Combina itens da mesma categoria

• Dar quantidade específica dos itens/objetos.

• Combinar número com quantidade.

• Combinar letras maiúsculas com minúsculas.

• Combinar palavras idênticas.

• Identificar mais e menos.

• Sequenciar números/letras.

• Completar folhas simples de trabalho.

• Copiar letras e números

• Identificar o nome escrito.

• Desenhar desenhos simples.

• Escrever o nome.

• Grudar/Colar.

• Cortar com tesoura.

• Colorir dentro do limite.

Habilidade de Auto-Ajuda.

• Vestir : calça, camisa/blusa, casaco, meias, sapatos.

• Lavar as mãos.

• Fazer coco no banheiro (vaso sanitário).

• Ter iniciativa própria par ir ao banheiro.

AVANÇADO

Habilidade de Atenção/Espera.

• Fazer contato visual (olho no olho) durante conversação.

• Fazer contato visual durante trabalho em grupo.

Habilidade de Imitação

• Imitar seqüências complexas.

• Imitar brincadeiras dos colegas (companheiros de turma e professores).

• Imitar respostas verbais dos companheiros.

Habilidade de Linguagem Receptiva

• Seguir instruções com três indicações (passos).

• Seguir instruções complexas dadas a distancia

• Nomear pessoas, lugares, ou coisas quando descritas.

• Nomear um objeto quando somente uma parte é visível.

• Identificar itens que são iguais.

• Identificar itens que são diferentes.

• Identificar o que pertence e o que não pertence a uma categoria ou conjunto.

• Identificar plural x singular.

• Responder perguntas QU sobre uma pequena estória ou texto.

• Responder perguntas QU sobre um tópico/tema.

• Seguir instruções “PERGUNTE” X “CONTE”.

• Encontrar objetos escondidos através de pistas fornecidas.

• Descriminar QUANDO É UMA PERGUNTA E QUANDO É UMA CONVERSAÇÃO.

Habilidade de Linguagem Expressiva

• Dizer “EU NÃO SEI” para perguntas que não são familiar ou desconhecidas.

• Nomear categoria a qual um objeto pertence.

• Nomear itens por categoria.

• Recontar uma estória.

• Descrever objetos que não estão sendo vistos/visualizados, com atributos.

• Relembrar eventos passados.

• Descrever tópicos.

• Contar sua própria estória.

• Expressar confusão e pedir ajuda.

• Nomear pronomes possessivos avançados.

• Usar o tempo verbal correto.

• Perguntar uma questão e recontar a informação.

• Ouvir/Escutar uma conversa e fazer perguntas sobre a conversa.

• Demonstrar conhecimento

• Perguntar questões avançadas sobre conhecimento geral.

• Descrever como fazer alguma coisa.

• Descrever semelhanças e diferenças entre objetos.

• Fazer perguntas com “QUAl...?”

• Fazer perguntas QU quando tiver pouca informação, sobre algo

Linguagem Abstrata

• Responder perguntas: “Porque, Por que...?”

• Responder perguntas: “Se...?”

• Fazer seqüências com lógica.

• Descrever irregularidades/erros em figuras.

• Responder SIM/NÃO (informações normais/regulares).

• Prever resultados.

• Entender o ponto de vista do outro.

• Excluir um item baseado em categoria ou atributo.

• Identificar o tópico principal de uma conversação.

Habilidade Acadêmica

• Definir pessoas, lugares, e coisas.

• Completar um padrão.

• Combinar palavras escritas com objetos/ objetos com palavras escritas.

• Ler palavras comuns.

• Nomear o som das letras.

• Nomear uma palavra com o som da letra.

• Nomear, consoantes iniciais, medias e finais (dígrafos, etc...).

• Soletrar palavras simples.

• Dizer o significado das palavras.

• Identificar sinônimos simples.

• Identificar relações temporais.

• Identificar números ordinais.

• Identificar rimas em palavras.

• Escrever palavras simples de memória.

• Adicionar / somar com um número. Ex: 4 + 4 = 8

Habilidade Social

• Imitar ações de colegas.

• Seguir direções dadas por um colega.

• Responder questões formuladas por um colega.

• Brincar com amigos.

• Jogar com amigos, jogos convencionais.

• Iniciar/ Convidar para brincar.

• Trocar informações com amigos.

• Fazer comentários com amigos.

• Perguntar/ Solicitar informações aos amigos.

• Oferecer aos amigos ajuda.

Atenção/Cooperação na escola.

• Esperar a vez.

• Demonstrar novas respostas através de observação.

• Seguir instruções em grupos.

• Reciprocidade em informações sociais em grupo.

• Cantar música em grupo/acompanhado.

• Responder quando chamado.

• Levantar a mão para fazer perguntas.

• Ouvir uma estória e responder perguntas sobre a mesma.

• Mostrar e contar.

Habilidade de Auto-Ajuda

• Escovar os dentes

• Abrir e fechar zíperes.

• Abotoar

• Estalar os dedos




Nenhum comentário:

Postar um comentário